Prefeito discute instalação de câmeras de segurança em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Prefeito discute instalação de câmeras de segurança em Alto Araguaia

A instalação de câmeras de videomonitoramento para reforçar a segurança pública no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) teve um segundo encontro em menos de cinco dias. A nova rodada de bate-papo sobre o assunto aconteceu na manhã desta segunda-feira (17) na sala de reuniões na sede da prefeitura e reuniu representantes do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Associação Comercial (ACEAIA), vereadores e Polícia Militar.

O assunto foi debatido pela primeira vez na quinta-feira (13) em reunião na Câmara de Vereadores. Na ocasião foi apresentado o mesmo sistema desenvolvido no município de Primavera do Leste (Sul de Mato Grosso). Há cerca de 15 dias, o prefeito Gustavo Melo (PSB), o secretário de administração Manoelito Rezende e o assistente administrativo Felipe Casaril foram até a cidade na região Sul de Mato Grosso conhecer o sistema de videonomitoramento.

O custo-benefício e a facilidade para se implantar o sistema foram avaliados como pontos positivos para consolidação do projeto em Alto Araguaia. O sistema adotado em Primavera do Leste é desenvolvido em parceria público-privado por meio do Sistema Colaborativo, que integra as imagens das câmeras colocadas em pontos estratégicos da cidade pelo Poder Público com as imagens de câmeras particulares instaladas nas casas de cidadãos comuns. Com as imagens geradas por equipamentos de última geração, as câmeras contribuem na prevenção e combate a roubos, furtos e outros delitos.

Segundo o prefeito, o objetivo com os encontros é discutir a proposta, dialogar com representantes da Associação Comercial e sociedade civil organizada, além de conhecer novas propostas. O prefeito ressaltou que o objetivo é instalar câmeras nos prédios públicos e em locais estratégicos promovendo um fechamento das principais entradas e saídas do município.

“Estamos dialogando justamente para encontrar uma saída. O projeto implantado em Primavera do Leste tem um custo baixo em relação aos orçamentos que já recebemos. Queremos avançar nas discussões e colocar a proposta em prática para contribuir com a segurança pública em nossa cidade”, disse o prefeito.

Participaram do encontro nesta segunda-feira os representantes da ACEAIA Marilene Rezende (presidente), Rosana Dourado (primeira-secretária), Fabiano Fernandes Lacerda (primeiro-tesoureiro) e Renan Simon (segundo-tesoureiro); vereadores Jorge Melo, Deusdete Xixica, Marilzan Nunes da Costa e André Leal; do Conselho de Segurança Edson da Silva Alves (presidente) e Isabel Cristina (vice-presidente); o tenente Murilo Bezerra, representando o 15ª Batalhão de Polícia Militar e o empresário Marcos Dervalhe (Empresa Prevenção Segurança Eletrônica).